Projeto Social Virando o Jogo

Termo de Fomento 006/2021 – AGAM/COMASP/PMP

Período: Julho de 2021 a Março de 2022

Objeto do Convênio:
Realizar a integração social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, estimulando a convivência e o empoderamento por meio da oficina de futebol, cinema e palestras educativas nos bairros dos Minérios Vila Nova e Adjacências.

Caracterização do público-alvo atendido
Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social e ou econômica.

Objetivo Geral
Implementar oficina de futebol, e atividades extras de cinema, palestras socioeducativas na área de Assistência Social com rodas de diálogo a fim de promover o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das famílias assistidas, que vivem em estado de vulnerabilidade social, procurando garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, bem como o amparo, atendendo a todos que dela precisarem.

RELATÓRIO SUBSTANCIADO

AÇÕES PROGRAMADAS;

• ATIVIDADE 1: Aquisição de materiais necessários de uso nas atividades e dos usuários
  • ATIVIDADE 2: Aquisição de materiais permanentes
  • ATIVIDADE 3: Manutenção do Campo de Futebol

(Irrigação, Fertilização, Cortes, Marcações, Reparação e Reposição pela Empresa Viveiro São Geraldo)

• ATIVIDADE 4: Remuneração da equipe de trabalho.

(Novembro e Dezembro de 2021, Janeiro, Fevereiro e Março de 2022).

AÇÕES EXECUTADAS:

(Aquisição de materiais de consumo e distribuição dos mesmos para alunos AGAM, conforme “Listas de Entrega de Material”)

• ATIVIDADE 2: Aquisição de materiais permanentes

(Conforme “Relatório Fotográfico)

• ATIVIDADE 3: Manutenção do Campo de Futebol

(Conforme “Relatório Fotográfico, Novembro e Dezembro de 2021, Janeiro, Fevereiro e Março de 2022).

• ATIVIDADE 4: Remuneração da equipe de trabalho.

(Novembro e Dezembro de 2021, Janeiro, Fevereiro e Março de 2022).

• ATIVIDADE 5: Palestras e rodas de diálogos com os alunos.

A oficina de futebol foi utilizada como ferramenta de transformação e conscientização social, foram apresentadas temáticas educacionais e de combate e prevenção as demasiadas formas de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, foram apresentadas em forma de palestras e cinemas com acompanhamento da assistente social, conforme relatório social.

Julho – Tema: Série Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes | Quando o Silêncio Fala

Agosto – Tema: Série Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes | Nada Virtual – Perigos da Internet

Setembro – O que os jovens pensam sobre exploração sexual infantil / Combate as Suicídio

Outubro – Tema: Denuncie o Crime – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente

Os temas abordados nas palestras e rodas de diálogos seguiram conforme o planejado no Plano de Trabalho e seu plano pedagógico, evidenciado no relatório fotográfico da assistente social.

• Foi implementado ações na área esportiva através das oficinas de futebol, promovendo o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos alunos assistidos e por consequência das famílias.
  • Foram retirados da situação de vulnerabilidade social os alunos assistidos.
  • Foi garantido a proteção e o amparo social através das oficinas ofertadas, durante a execução do projeto.

BENEFÍCIOS ALCANÇADOS:
Melhoria do bem-estar social.

Alunos assistidas e retiras da situação vulnerabilidade social.

Alunos equipados com material de qualidade,

Aquisição de materiais necessários para auxílio na execução das atividades.

Professores remunerados e incentivados a propor um melhor desempenho aos usuários AGAM.

Maior nível técnico dos alunos/atletas alcançados através do exame de graduação de faixa no karate.

PÚBLICO BENEFICIADO:

Crianças, Adolescentes, Jovens a Adultos em situação de vulnerabilidade social.

DESCRIÇÃO DE ALCANCE SOCIAL:

Através do “Projeto Social Virando o Jogo-PSVJ” implementado pela AGAM, foram garantidos os o bem-estar social de alunos e por consequência das famílias assistidas, retirando das situações de vulnerabilidade social, garantindo a proteção e amparo social. Foi promovido a mudança através desse grande projeto que garantiu os direitos de Crianças e Adolescentes de Parauapebas.

SITUAÇÕES ANTERIORES:

Crianças e adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social sem nenhuma oportunidade da participação de ações de inclusão social e esportiva.

DURANTE:

Crianças, adolescentes e famílias inseridos no meio esportivo e convívio socioeducativo nas ações da AGAM, demostrando que ouve uma melhoria na qualidade de vida e interação social.

POSTERIOR A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO:

Crianças, adolescentes e jovens com melhoria no convívio social, familiar e escolar.

Crianças, adolescentes e jovens com melhoria na interação social, fortalecimento de vínculos de amizade, eliminação de peso, saindo da ociosidade no que se refere a atividade física.

NÚMEROS DE ALUNOS ATENDIDO NO PROJETO:

FUTEBOL:

Masculino: 157 Alunos atendidos.

Feminino: 51 Alunas atendidas.

VISITAS ATIVAS:

Relatório da Assistente Social

PALESTRAS SOCIO EDUCATIVAS / CINEMA COM RODAS DE DIÁLOGOS:

Alunos do projeto: 208

KIT LANCHE:

Ao final das aulas e demais atividades foram servidos os kits lanches aos alunos.

TOTAL GERAL DE ALUNOS ATENDIDOS: 208 Alunos entre crianças e adolescentes, masculino e feminino.

DIFICULDADES ENCONTRADAS:

1. Tempo hábil para execução das metas.
  2. A grande e principal dificuldade foi a demora na assinatura do termo de fomento e repasse do mesmo, tendo que ser executado proporcionalmente o primeiro mês propositado do plano.

Entrega dos Materiais de Consumo e Permanentes

Materiais de Consumo e Merenda

Merenda Escolar

Aulas e treinamentos