Agosto Lilás: Roda de Conversa leva o debate sobre a Violência contra a Mulher

por | set 1, 2022 | Ações Sociais

Com objetivo de orientar e difundir medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, a Associação Girão de Artes Marciais em ação conjunta com a Comissão da Mulher da OAB Subseção de Parauapebas, Instituto Girassol e Programa de Educação Ambiental para as Comunidades da Companhia Vale, promoveu nesta sexta-feira (26/08) uma roda de conversa sobre o tema.
A equipe de palestrantes do encontro foi formada pela advogada e presidente da Comissão Mulher da Subseção da OAB de Parauapebas, Drª. Irenilde Soares Barata e pela Coordenadora de Projeto do Instituto Girassol Parauapebas, Enildes Melo.
As atividades aconteceram por meio de reflexões de casos reais que são divulgados pela mídia e relatos de vida das mulheres. Além disso, foi usada projeções com imagens que representavam alguns exemplos dos tipos de violências sofridas por mulheres.
“Na maioria das vezes, as mulheres só entendem a violência doméstica como uma violência física, aquela que deixa marcas pelo corpo, porém, uma das mais praticadas por seus companheiros é a psicológica. Então, a gente primeiro empodera essas mulheres com o propósito de romper o ciclo e em seguida apresenta os instrumentos de defesa e orienta sobre a lei Maria da Penha”, destacou Drª Irenildes Soares, advogada.
Na oportunidade as profissionais falaram sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e também sobre as questões estruturais na nossa sociedade que estão levando ao aumento nos índices de casos de mulheres vítimas de feminicídio.

Como denunciar um caso de violência doméstica?
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados ou através da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
A Central é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além do Ligue 180, em quais canais é possível realizar denúncias?

Secretaria Municipal da Mulher – Prédio Administrativo
Endereço: Avenida Inglaterra, 44, Qd 16, Lt 17 – Bairro Novo Horizonte