Brasileirão de Karate em Fortaleza Ceará 2023

por | nov 27, 2023 | Campeonatos

META 7 / ATIVIDADE 10: Evento: 2º Etapa do Brasileirão de Karate Esportivo (Fortaleza CE)

No decorrer deste mês, mais de 50 atletas da Seleção de Alto Rendimento da Associação Girão participaram da fase final do Brasileirão de Karate Esportivo CEEBK, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará, no Ginásio Paulo Sarasate, nos dias 24 a 26 de novembro de 2023. O evento, que contou com a presença de mais de 800 atletas de todos os Estados, foi uma oportunidade única para nossos atletas demonstrarem sua excelência técnica e determinação.

A Associação Girão conquistou um feito notável ao alcançar o tão almejado pódio na classificação geral do evento. Entre todos os estados participantes, asseguramos a 2ª colocação, ficando atrás apenas do estado anfitrião, Ceará. Mesmo com uma equipe numericamente inferior, a Associação Girão representou de forma brilhante o estado do Pará, destacando-se nas competições de Kata e Kumite. Essa representação foi especialmente expressiva para a cidade de Parauapebas, uma potência nacional no Karate, cujo sucesso se deve em grande parte ao apoio significativo do município.

Os investimentos estratégicos realizados resultaram em conquistas expressivas, evidenciando que o apoio financeiro traduz-se em reconhecimento significativo para Parauapebas. Esse apoio tem contribuído para elevar o padrão técnico e a representatividade do esporte, abrangendo diversas classes sociais, incluindo muitos alunos de baixa renda. O Karate emerge como um agente de transformação social, proporcionando novas perspectivas e oportunidades para nossos alunos e atletas.
Destacamos o notável exemplo de superação personificado por nosso atleta Mario Diego De Jesus Lima (PCD). Aos 21 anos, ele conquistou o título de Campeão Brasileiro de Karate na modalidade Pessoa com Deficiência, demonstrando um comprometimento excepcional e superação pessoal para alcançar o topo do pódio.

Nesta última etapa do Brasileirão de Karate CEEBK, logramos êxito em cumprir nossas metas e objetivos, impulsionando tanto a prática do esporte de alto rendimento quanto o engajamento comunitário. Proporcionamos a todos a chance de alcançar o lugar mais alto do pódio, consolidando assim nossos objetivos específicos de promover e incentivar o esporte, lazer e a cultura marcial entre nossos atletas e alunos.

Os atletas da Associação Girão contaram com um transporte de qualidade durante sua participação no Brasileirão de Karate Esportivo CEEBK, graças ao apoio significativo do município de Parauapebas. Optamos pela locação de ônibus Doble Deck, equipados com 48 poltronas semileito e 12 leito, assegurando não apenas conforto, mas também a segurança e bem-estar dos 69 participantes ao longo do translado entre Parauapebas, no Pará, e Fortaleza, no Ceará, e o retorno a Parauapebas. Esse suporte logístico é fundamental para que nossos atletas possam se concentrar integralmente em suas performances, representando não apenas a Associação Girão, mas também a cidade de Parauapebas com excelência no cenário esportivo nacional.

O município de Parauapebas assumiu integralmente os custos de alimentação, hospedagem e lazer para os 50 atletas da Associação Girão durante sua participação no Brasileirão de Karate Esportivo CEEBK. Ao longo de 7 dias, os atletas desfrutaram de refeições balanceadas, enquanto a hospedagem por 5 dias foi garantida em um hotel de qualidade, que oferecia não apenas conforto, mas também lazer, incluindo uma piscina. Esse apoio financeiro não só demonstra o comprometimento do município com o desenvolvimento esportivo local, mas também proporcionou uma experiência completa aos atletas, permitindo que se concentrassem plenamente em suas competições.

A participação no Brasileirão de Karate Esportivo CEEBK proporcionou uma oportunidade única para nossos alunos e atletas, muitos provenientes áreas de alto risco social em Parauapebas sendo de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, que, por meio do Projeto Desenvolvimento Social e Esportivo (Termo de Fomento 004/2023), tiveram a chance de vivenciar a experiência de conhecer a praia pela primeira vez.

Esse momento especial não apenas ampliou horizontes, mas também representou um marco significativo em suas vidas, oferecendo um contraste inspirador e enriquecedor em relação às suas realidades cotidianas. O apoio do município de Parauapebas não apenas se estendeu ao ambiente esportivo, mas também promoveu vivências que contribuem para o crescimento pessoal e a inclusão social desses jovens, reforçando a importância do esporte como agente transformador em comunidades menos favorecidas.